Sobre a AFPDM
Fundada em 1991
A EPM – Escola Profissional de Montijo – foi criada em 1991, a partir de Contrato-Programa assinado entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Montijo. Iniciou as suas atividades letivas em 1993 com dois cursos: Técnico da Indústria de Carnes e Técnico de Design Industrial. Desde então, a EPM tem vindo a alargar a sua oferta formativa, contando atualmente com vinte e um Cursos Profissionais autorizados pelo Ministério da Educação.
Por força do Decreto-Lei n.º 4/98 de 8 de janeiro, a entidade promotora tomou a iniciativa da criação da Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (Escritura Notarial de 14 de julho de 1999), que se constitui como entidade proprietária da EPM. Os Estatutos da Associação foram publicados no suplemento da III série do Diário da República n.º 196/99 de 23 de agosto e assinados pelos seguintes associados fundadores:
– Câmara Municipal de Montijo;
– Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça;
– ALIS – Associação Livre de Suinicultores;
– ANIC – Associação Nacional dos Industriais de Carnes;
– Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro.
Em 2000 aderiu à Associação mais um associado, a Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, atualmente designada por Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS).
Nesta medida, a Associação beneficia atualmente de um forte enraizamento local e regional, incluindo o concelho de Montijo e regiões limítrofes, com as quais mantém uma relação privilegiada, nomeadamente ao nível das acessibilidades. É de realçar o facto da constituição da Entidade refletir, através dos seus Associados, os interesses económicos e sociais desta região.
Em dezembro de 2011 ocorreu a adesão da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. Em fevereiro de 2015, aderiram a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, C.R.L., a Primohorta-Sociedade de Produtores Hortícolas, Lda e a Sociedade Agrícola de Rio Frio S.A., como novos Associados.
A Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo encontra-se reconhecida como Entidade Formadora pelo Ministério da Educação, nos termos do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 71/99, de 12 de março, e para os efeitos previstos no artigo 14º do Decreto-Lei 4/98 de 8 de Janeiro (Autorização Prévia de Funcionamento nº 78). Está abrangida pela exceção do Artigo 4º da Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, como entidade equiparada a certificada pela DGERT.
A AFPDM obteve a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, em junho de 2011, pela APCER (norma de referência NP certificada pela EN ISO 9001), no âmbito da qualificação de recursos humanos, através da intervenção na educação na formação e na dinâmica socioeconómica da região.
A AFPDM tem pautado a sua atividade em três grandes áreas de intervenção:
1-Educação/Formação
2-Apoio ao Tecido Empresarial e Integração na Vida Ativa
3-Intervenção Social e Comunitária
Consulte aqui o Manual do Sistema de gestão
Contacte-nos
*Chamada para a rede fixa nacional
**Chamada para a rede móvel nacional